segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Golfinhos vaidosos

Golfinhos são dos animais mais inteligentes. Uma das provas é que conseguem identificar o seu reflexo num espelho. Mas pelos vistos, estes mamíferos adoram a sua imagem.


Já todos sabemos que os golfinhos são mais espertos que outros animais. Agora também sabemos que estes mamíferos adoram ver-se ao espelho.

Enquanto espécies como os cães ou gatos passam indiferentes por um espelho ou olham para a imagem refletida julgando que se trata de outro animal, os golfinhos apercebem-se de que a imagem refletida é a sua e, tal como nós, rapidamente interagem com o seu reflexo.

A CNN acompanhou os cientistas da Universidade de Nova Iorque que instalaram um vidro espelhado debaixo de água, no Aquário Nacional de Baltimore, que lhes permitiu observar o comportamento dos golfinhos quando confrontados com a sua imagem.

Não só se reconhecem, como se querem ver ao espelho

Diana Reiss, uma das cientistas, conta que a questão já "não é se eles pensam, mas como pensam. É fantástico que com esta capacidade, ao darmos-lhes um espelho, parece que fazem várias coisas semelhantes às nossas".

À passagem do minuto 2:30, vemos uma equipa a tratar de dois golfinhos. A um é desenhado algo no corpo enquanto que ao outro nada lhe fazem. Quando os dois mamíferos são libertados, o primeiro nada de imediato para junto do espelho e exibe a sua marca, enquanto o golfinho sem nada desenhado não tem o mesmo comportamento.

Os golfinhos não são os únicos que reconhecem a sua imagem refletida, mas são dos poucos que "mostram interesse em olhar para eles próprios", disse Diana Reiss, que já estuda esta espécie há 25 anos. "Uma coisa é perceber que são eles próprios, mas dizer 'eu quero olhar para mim próprio' é um assunto completamente diferente", concluiu a cientista.

A pesquisa atual centra-se nos mamíferos mais jovens e, para nosso deleite, são os que fazem mais acrobacias em frente ao espelho.

Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário