terça-feira, 24 de julho de 2012

Bola de fogo misteriosa é avistada durante a noite na Espanha



Na sexta-feira passada, 13 de julho, às 2h05, o céu da região central da Espanha ficou iluminado como se fosse dia por um rápido momento.

A razão para esse evento surpreendente teria sido a explosão de um objeto espacial, muito provavelmente um fragmento de cometa, de acordo com as estimativas dos investigadores. O certo é que foi a maior bola de fogo já vista na história da Espanha.

A Estação de Observação de Bólidos e Meteoros da Universidade Complutense de Madri, por sua vez, descartou, de início, que tenha sido um meteorito, já que nenhum fragmento caiu na Terra.

Embora ainda faltem estudos para confirmar o que houve, o mais provável é que um fragmento de gelo tenha se desintegrado ao entrar em contacto com a atmosfera.

O momento mais impressionante para quem observou o fenómeno ocorreu quando o objeto estava a aproximadamente 40 quilómetros de altura.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de vê-lo, as imagens capturadas pelas estações do grupo de observação registaram o momento em que a bola de luz viajou desde os 100 quilómetros de altitude até o seu ponto de maior proximidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário