terça-feira, 24 de julho de 2012

Chávez revela reconstrução facial de Simón Bolívar


Imagem revelada no dia de aniversário de Simón Bolívar

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, revelou, esta terça-feira, uma reconstrução facial digitalizada, em três dimensões, do rosto de Simón Bolívar, elaborado com base em estudos forenses e antropológicos do crânio do libertador sul-americano iniciados em 2010.

"Hoje é dia de aniversário de Simón Bolivar. Viva Bolívar. Hoje estamos de júbilo na Venezuela e em todos os países da América Latina, das Caraíbas e mais além", disse, Hugo Chávez.

Hugo Chávez falava durante a cerimónia da apresentação da reconstrução facial de Simón Bolívar, ato que teve lugar no palácio presidencial de Miraflores, por ocasião do 229.º aniversário do nascimento do libertador, também chamado Pai da Pátria.

"De verdade (Simón) Bolívar foi, é e será um dos mais grandes gigantes da humanidade, um verdadeiro gigante da causa humana, da luta humana, o melhor do melhor da espécie humana. O Ché Guevara (médico, político e guerrilheiro argentino) dizia que um revolucionário se situa no escalão mais alto da espécie humana, como (Jesus) Cristo assim viveu, lutou e assim morreu fisicamente", disse.

Por outro lado a antropóloga forense Lourdes Pérez explicou que "a reconstrução facial, científica, foi possível graças à vontade de um Governo profundamente bolivariano", sublinhando que "depois da exumação se colocou ênfase no estudo bioantropológico dos restos do libertador".

"Para fazer a reconstrução facial realizou-se uma análise antropológica do rosto do libertador, sustentado em parâmetros ontogénicos gerais e particulares, baseados na descrição das características morfológicas presentes, nos ossos da cara e do crânio", disse.

Precisou que a operação foi levada a cabo "através da validação científica e da descrição detalhada de cada um dos segmentos anatómicos correspondentes ao crânio".

"O tipo facial é muito importante e o morfotipo do libertador permitiu classificá-lo e descrever como eram realmente os rasgos morfológicos do libertador através das simetrias, assimetrias, morfologia e balanço presente no crânio".

Segundo Lourdes Pérez "a disposição dos tecidos moles realizou-se, - assim como a disposição de tudo o que é a miologia -, a partir da disposição e utilização de tabelas internacionais e nacionais" adaptadas ao contexto étnico populacional venezuelano.

A 24 de julho de 1783 nasceu, em Caracas, Simón José António da Santíssima Trindade Bolívar e Palácios, que viria depois a ser conhecido apenas como Simón Bolívar.

Foi um destacado militar e político que teve um papel importante na independência da Colômbia, Equador, Peru e da Venezuela, do império espanhol e fundou a Bolívia.

Em 1813 foi-lhe concedido o título de Libertador.

Faleceu a 17 de dezembro de 1830 e os seus restos repousam no Panteão Nacional, em Caracas, tendo sido exumados a 15 de julho de 2010, a pedido do Presidente Hugo Chávez, para determinar as causas reais da sua morte.


Sem comentários:

Enviar um comentário