quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estudo diz que Homo sapiens foi principal responsável pelo fim do Neandertal


O Homo sapiens, o humano moderno, contribuiu mais para o desaparecimento de seus primos, os Neandertais, do que os desastres naturais na Europa, segundo um estudo publicado na última segunda-feira (23) nos Estados Unidos.

A saída dos humanos modernos da África para a Europa foi uma ameaça maior para as populações nativas de Neandertais do que a maior erupção vulcânica de todo o continente europeu ocorrida há 40.000 anos, segundo o estudo publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências americana (PNAS, na sigla em inglês).

O geógrafo John Lowe, da Universidade Royal Holloway de Londres, analisou os depósitos de cinzas vulcânicas invisíveis a olho nu recolhidos no Mar Egeu, na Líbia e em quatro cavernas da Europa.

Estas cinzas provinham de uma enorme erupção vulcânica maciça conhecida como Campanian Ignimbrite, cujos restos cobriram uma área de 30.000 km2 no Mediterrâneo. Os cientistas usaram estas cinzas para sincronizar os eventos arqueológicos e os dados pré-históricos do clima.

Os restos de Neandertais e outras amostras de sua existência começaram a declinar muito antes da erupção e os períodos de mudanças climáticas extremas, concluíram os cientistas.

Os índices nestas partículas de cinzas sugerem que os humanos modernos já tinham se estabelecido numa zona ampla e diversa do leste europeu e do norte da África quando ocorreu a erupção.

Apesar de que pequenos grupos de Neandertais, muito nómadas, pudessem ter sobrevivido inicialmente, este primo dos humanos modernos teria finalmente sido extinto por estes.

Estas cinzas vulcânicas mostram que a Europa sofreu uma mudança climática abrupta entre 30.000 e 40.000 anos atrás, quando os Neandertais tinham desaparecido em grande parte.

Esta pesquisa questiona as teorias existentes até agora de que as mudanças climáticas provocadas por erupções vulcânicas maciças na Europa teriam causado a extinção dos Neandertais, abrindo o caminho para o desenvolvimento dos humanos modernos na Europa e na Ásia.

fonte: UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário