sábado, 11 de março de 2017

Arqueólogos acham barco naufragado na época das Cruzadas







Arqueólogos marítimos israelitas encontraram partes de uma embarcação que naufragou nas Cruzadas na Terra Santa e a seu redor 30 moedas de ouro da época, informa nesta sexta-feira o jornal Ha'aretz . 

Os restos foram encontrados no fundo de uma pequena baía no porto da antiga fortaleza de Acre, como era conhecida essa cidade atualmente no norte de Israel, e que caiu em mãos dos mamelucos no final do século XIII. 

Segundo diferentes histórias da época e pesquisas mais recentes, grandes quantidades de ouro e valiosas mercadorias saíram do porto do Acre, com destino ao Chipre, quando os muçulmanos ocuparam a cidade. 

Muitas dessas embarcações afundaram com seus senhores feudais logo após zarparem, segundo alguns estudos, por sobrecarga ou inclusive falta de marinheiros qualificados, o que fez do fundo marinho uma autêntica jazida arqueológica ainda por explorar. 

O jornal indica que as pesquisas realizadas pelos arqueólogos marítimos Deborah Cvikel, Ehud Galili e Mijal Artzy, da Universidade de Haifa, conduziram ao achado de um pedaço que foi danificado séculos depois pela dragagem e construção do novo porto da cidade. 

O achado, analisado com carbono 14, data de entre 1062 e 1250, o período cruzado de Acre, quando a cidade era o principal porto de entrada à Terra Santa de todos os tipos de produtos, animais e joias para os cavaleiros feudais que cumpriam com uma ordem papal para recuperar e proteger os lugares santos. 

Além disso, foram encontradas 30 moedas de ouro da mesma época, vasilhas de cerâmica e cristal importadas do Chipre, Síria e Itália, que afundaram com a embarcação ou foram lançadas para aliviar peso.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário